15 março 2013

Vamos falar um pouco sobre mentira?

 Hoje em quanto voltava para casa, no ônibus lotado, uma frase pichada em um muro qualquer me chamou bastante atenção, era a seguinte, “Você diz mentiras para satisfazer as suas verdade”. No momento em que li pensei em quantas frases desse tipo passa aos nossos olhos e não damos a mínima, mais não é exatamente sobre isso que eu quero falar, hoje eu resolvi vou falar sobre um tema cotidiano, desconhecido apenas pelas classes das criancinhas: A Mentira. Quantos autores profissionais e não profissionais não se arriscam a escrever sobre isso? Não é bem um risco, já que o tema não é nada difícil de desenvolver, por ser algo que passa por nós todos os dias, quase todos os dias (apenas para não cometer o erro da generalização). Então eu percebi que eu nunca, em nenhum registro meu, abordei tal tema, e ainda não será hoje que isso acontecerá, pois hoje eu quero compartilhar com vocês a ideia que alguns autores têm acerca do tema.

''Não é bom dizer mentiras; / mas quando a verdade puder trazer uma terrível ruína, / então dizer o que não é bom também é perdoável.''Sófocles
''Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.''George Orwell
''Nem todas as mentiras podem ser suportadas.''Umberto Eco
''A melhor mentira custa muito pequenos desgostos e, no fim, um desgosto grande.''Jacinto Benavente
''Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.''Oscar Wilde

   Só podemos concluir que a mentira é algo conceitual, que vária de autor para autor e que no mesmo momento em que o tema é tolerável para alguns o mesmo é completamente desagradável para outros, essa é a minha deixa para  assunto, e pra você tolerável ou intolerável? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário