11 abril 2013

Resenha: A corrente da vida.

Autor: Walcyr Carrasco
Editora: Moderna
Número de páginas: 78
Ano de Lançamento: 2003



 Sinopse 

Narra a história de Raquel, uma estudante que se aflige ao descobrir que em sua escola existe um estudante, Nel, que é portador do vírus HIV e em quem a AIDS já se manifestou. Ela e um amigo, Marcelo, resolvem ajudar o colega a lutar contra o preconceito, a discriminação e a desinformação, e assim tentando garantir o seu direito de viver em sociedade.

 Resenha 

  Raquel é uma jovem que tem um amigo chamado Nel, logo no começo do livro o mesmo começa falta aula excessivamente por motivos inexplicáveis, e a garota preocupada com o amigo insiste em saber o que está acontecendo.

  Junto com um amigo em comum, Marcelo toma a frente e acaba indo visitar Nel, e a família do mesmo age estranhamente ao ver que os amigos do filho vão visitá-lo. De tanto insistir em saber a verdade a garota acaba descobrindo que Nel está contaminado com o vírus da Aids e a doença está se espalhando a cada dia que passa.

 Com a ajuda de seus amigos Nel acaba voltando para escola mas uma fofoqueira espalha a informação de que ele é aidético. Alguns amigos se solidarizam, mas há pais que o querem expulso da escola ou querem tirar seus filhos da instituição de ensino.

 Passado um tempo os alunos e professores da escola começam uma corrente para ajudar o garoto aidético, os mesmos vão conhecendo maneiras de contaminação e prevenção da doença. No meio de tudo isso Marcelo acaba se apaixonando por Raquel, mas a garota vive intensamente a situação em que seu amigo se encontra.

 O livro traz a mensagem do romance juvenil e acima de tudo da batalha contra a AIDS. É um livro que passa despercebido por muitas pessoas por ser fininho e pequeno, mas quem lê acaba se apaixonando, tanto pela trama quanto pelos personagens que são bem construídos e envolventes a ponto de conseguirmos nos identificar com eles.

 Usado por algumas escolas como paradidático na maioria das vezes, A corrente da vida é um romance diferente de se ler. A forma como a escritora explora a Aids e os sentimentos dos personagens dá um ar de veracidade à história, deixando o leitor, assim como eu, perdidamente apaixonada. O livro traz, ainda, ótimas reflexões sobre amor e amizade.

 Sem dúvidas é um dos meus livros prediletos, o li por obrigação na sétima série e até hoje tenho o mesmo em minha estante, vai lá vem cá leio ele em duas horas no máximo, e mesmo sabendo todas as folhas detalhadas, eu não canso. Super recomendo.

13 comentários:

  1. Não conhecia o livro, achei interessante sua resenha!!! Sem querer descobri seu blog, que é uma graça parabéns!!!
    Lá no blog está rolando uma promoção, dá um pulinho lá pra dar uma olhadinha!!!
    Já seguindo o seu!!!
    Beijos
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patty, ele é um ótimo livro pra se ler mesmo, e agradecemos pelo seu elogio pelo blog e eu agradeço pela minha resenha, espero que você visite sempre nosso blog, e sem dúvidas irei dar uma passada no seu blog, beijos e irei lhe seguir também.

      Excluir
  2. Já li este livro super recomendo! Claro tinha que ser do Walcyr Carrasco, admiro muito esse autor amo os livros dele. E "A corrente da vida" é uma grande obra que nos informa sobre a Aids e também nos faz chorar ( quem não chorou na morte do Nelson, quando ele falou sobre o 'Amor Nuvem' ? ). Agora quando saiu de casa sempre olho para as nuvens e penso no Nel <3

    ResponderExcluir
  3. E o meu paradidatico esse livro e top ja le varias vezes

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Se alguém quiser chama no whats 021992556304 vlw e muito sexo pra vocês

      Excluir
    2. Se alguém quiser chama no whats 021992556304 vlw e muito sexo pra vocês

      Excluir
    3. Vsf mateus, vai ver porno vai seu punheteiro

      Excluir
    4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    5. Não sabe nem pra que serve a genitália muleke UAHSUAHSUAH

      Excluir