18 março 2013

#Cinemão: Tempos modernos.



Chaplin e sua crítica ao capitalismo. 

  A Revolução Industrial trouxe consigo um grande impacto no processo produtivo à nível econômico e social. A atividade produtiva artesanal e manual dera lugar à produção em série, obrigando o trabalhador a se desdobrar para acompanhar a evolução tecnológica e a lidar com a exploração dos burgueses a fim de aumentar os lucros e manter a massa operária dependente.

  É dessa indiferença para com o proletariado que se trata ''Tempos Modernos'', filme produzido, dirigido e estrelado por Charlie Chaplin, que conta a história de um operário cuja sanidade é ameaçada após as longas e exploratórias jornadas de trabalho. O operário (Chaplin) é, então, levado à um sanatório, mas quando enfim consegue sair encontra a fábrica onde trabalhava fechada em função de uma crise na qual toda parte empregativa estava falindo e o país passava por uma grande miséria. Ao longo do filme, o operário é preso após ser confundido com um comunista e após ser libertado, é preso outras vezes. Conhece uma moça pela qual se apaixona e acaba trabalhando com ela em um Café, onde expressa o prazer de trabalhar em um lugar que lhe agrada.

   O filme é mudo, preto e branco e  inteligente.

  Em uma das primeiras cenas, observamos a invenção de uma máquina alimentadora cuja função era alimentar os funcionários sem que esses precisassem de uma pausa para a refeição, visando exclusivamente o desperdício de tempo na produção, sem se preocupar com os limites físicos e psicológicos do ser humano. Ainda em outra cena podermos observar o Operário protagonista, habituado de forma tão mecânica ao trabalho que, mesmo após sua jornada, se comporta como se ainda estivesse exercendo a sua extenuante função. Tempos Modernos mostra claramente a desconsideração do elemento humano e a semiescravidão a qual os trabalhadores eram submetidos.

  Ambientado no século Século XX, o filme é considerado uma forte crítica ao capitalismo, tendo sido, em sua época de lançamento, censurado em vários países como a Alemanha Nazista, além de ter sido duramente criticado pela sociedade americana por causa de suas citações comunistas, ainda assim fora aclamado pela crítica e mesmo após 75 anos, é considerado um dos melhores filmes da história.

Ps: Trechos deste texto foi retirado de um trabalho acadêmico do estudante de Sistema de Informações, Jackson Neto. Sendo assim, parte dos créditos é dele. Devo informar, também, que possuo a devida autorização para publicar essa postagem.

2 comentários:

  1. Eu já precisei fazer um resumo desse filme, achei a mensagem que ele quis passar realmente boa, mas o filme é bem chato. Acho que é porque é mudo, fiquei sem paciência e quase pulei de alegria quando acabou hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Realmente pode se tornar cansativo. Talvez por ser mudo, sem cores e tão diferente do que somos habituados.

      Excluir