11 abril 2013

Top 5: Livros Polêmicos.


Eu aprecio uma boa polêmica, não vou mentir, mas quando o conteúdo polêmico ultrapassa o limite do aceitável? O Top 5 de hoje traz uma lista com os livros mais polêmicos da história. Com conteúdos divergentes, esse livros costumam despertar sentimentos que beiram o fascínio e a repugnância - uma tênue linha entre os extremos - e mesmo depois de muitos anos após terem sido publicados - e de trazer polêmica em suas páginas - alguns deles são considerados importantíssimos na literatura. Confira a lista:


5- Versos Satânicos, Salman Rushdie. (1989)
A obra conta a aventura de dois muçulmanos que sobrevivem a um atentado a bomba em um avião. Depois da queda, um deles desenvolve chifres, cascos e um rabo. O outro cria uma auréola. Recheado de ironias e críticas ao Alcorão e ao islamismo, o livro culminou na busca pela cabeça do autor – líderes religiosos ofereceram US$ 6 milhões como recompensa pelo seu assassinato. Rushdie teve que se manter no anonimato durante muitos anos.



 4- Os 120 Dias de Sodoma, Marquês de Sade. (1785)
Não é à toa que o nome do autor deu origem à palavra “sadismo”: o livro tem escatologia (uma cena narra um banquete com pratos com fezes), incesto, tortura (inclusive de crianças), orgias e assassinato. Uma leitura mais atenta aponta que a violência foi o recurso do escritor para afrontar as instituições da Igreja, da família e do Estado. Preso diversas vezes e perseguido ao longo da vida pelo comportamento libertino, Sade morreu em um hospício.



3- Lolita, Vladimir Nabokov. (1955)
Rejeitado por várias editoras, que o taxaram de pornografia pura, Lolita é um romance escrito em primeira pessoa que conta a história de Humbert Humbert, professor de poesia francesa quarentão que se apaixona por sua enteada de 12 anos e vive com ela uma relação amorosa e erótica. Humbert se define como um pervertido e atribui seus atos a um romance mal sucedido da juventude. Inspirou dois filmes, também controversos.
2- Mein Kampf, Adolf Hitler. (1925/1926)
A “cartilha do nazismo” expressava as ideias antissemitas e racistas do ditador, que escreveu o primeiro dos dois volumes na prisão. Foi meio que uma sementinha da 2º Guerra Mundial e do Holocausto, já que, em suas páginas, Hitler persuadia os alemães a combater os judeus, que, segundo ele, pretendiam dominar o país. O estado da Baviera, na Alemanha, se recusa a reeditar a obra ou permitir republicações.


1- A Bíblia, Vários Autores. (Ano Indeterminado) 
Fiéis, cientistas, ateus e diversos outros grupos levantam dúvidas sobre autoria, idiomas e datas. Além disso, seu conteúdo sempre gerou incertezas e muitas análises, principalmente as partes sobre o pecado original, o Apocalipse e a criação divina. Trechos sobre penas de morte, sacrifícios, violência contra crianças, bebedeiras e sexo sempre são trazidos à tona por seus detratores. A Bíblia também é muito analisada por seguidores de outras crenças além da católica, o que contribui para que gere polêmicas.
Gostaram da lista? Com exceção da Bíblia, conhecem algum livro? Lolita, de Vladimir, é um dos meus livros preferidos e posso adiantar que merece mesmo está nessa listinha, qualquer dia eu faço uma resenha e posto aqui. Espero que tenham gostado do Top 5 de hoje, até o próximo! 


3 comentários:

  1. Os 120 dias de sadoma me parece o pior. Cenas com pratos de comida e fezes? Cruzes!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Também gosto de um pouco de polêmica, mas confesso que não tenho muita curiosidade em relação à esses livros, só "Lolita"... Você já leu?
    Beijos, Lis.
    ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lis! Também não leria esses livros, polêmica demais pro meu gosto! hahaha!
      Já li Lolita sim, achei ótimo :)

      Excluir