19 abril 2013

Espaço Do Leitor: A Vida, o Mundo e as Páginas


          Ontem compartilhei no meu blog o link da minha opinião sobre O Pequeno Príncipe, e posteriormente recebi um comentário privado de que eu lia muitos livros da qual ninguém se interessava mais. Antes de levar em consideração de que eu recebi uma opinião pessoal e privada e vir aqui soltar os cachorros, vou falar mais ou menos do meu lado profissional, pois trabalho numa livraria e sei o quando as pessoas procuram, compram e presenteiam O Pequeno Príncipe. Agora posso soltar os "cachorros". Eu fico me perguntando o que as pessoas procuram nesses blogs literários. Provavelmente devem procurar livros do Nicholas Sparks, ou coisas parecidas com 50 Tons de Cinza, o que me deixa impressionado e entristecido com algumas várias pessoas. Entendam, eu não tenho nada contra as pessoas que procuram a literatura moderna, atual e em alguns caso, mal escritas. Mas eu, particularmente, fui atrás das influências antes de conhecer o que tem nas livrarias hoje. Várias editoras investiram pesadamente em títulos que iriam lhe render muito dinheiro. Claro, elas são uma empresa, como qualquer outra. Mas mesmo entendendo seus motivos, não podem me obrigar em concordá-los. A Editora Intrinseca além de publicar a saga Crepúsculo e ganhar dinheiro, muito dinheiro com isso, lançou recentemente a Trilogia 50 Tons, e adivinhem, mais dinheiro no bolso da editora. Fortaleço mais uma vez o meu pensamento que o problema não é como as editoras trabalham, e sim o que elas escolhem para lançar, e para minha alegria, a mesma editora lançou A Culpa é das Estrelas e O Teorema Katherine, ambos do escritor John Green, e um "discreto" livro chamado Extraordinário, escrito por J. R. Palacio. Na minha opinião pessoal, dois dos maiores acertos da editora. Isso porque nem falei do discretíssimo e ótimo livro O Homem Máquina, do Max Barry.

         Mas vem minha atual questão: Alguém que me "cobra' ler livros que estão na atualidade, sabe me dizer o que une algumas obras com outras obras? Comparar George R. R. Martin com J. R. R. Tolkien é fácil, quero ver gente me dizendo onde O Senhor dos Anéis se encontra com As Crônicas de Nárnia, e até mais fácil, como me dizer a "semelhança" entre o próprio George R. R. Martin com William Shakespeare. Quero ver alguém me explicar onde Admirável Mundo Novo, 1984, Fahreinheit 451, Ensaio Sobre a Cegueira e o nosso mundo real tem em comum. Quero ver me dizer quem perdeu-se primeiro no mar aberto, Max e os Felinos, ou A Vida de Pi. Quero ver alguém imaginar o que aconteceria se Sherlock Holmes tomasse um café com Hercule Poirot. em Londres. Ou pior, se o professor James Moriarty unisse forças com Arsene Lupin, no que poderia acontecer com o mundo? É sobre isso, e outras coisas, que pessoas que só procuram ler o que foi lançado ontem, não conseguem responder.

          Depois não entendem porque sou fã assumido da Companhia das Letras, que mesmo lançando o que é novo, tendem a criar novos clássicos. O mundo dos livros já foram muito melhores, quando todos os escritores eram tratados como artistas, e não como opções de leitura. E ainda falam que O Pequeno Príncipe está ultrapassado. Saudades dos tempos do Harry Potter...

Autor: Ícaro Saulo Muniz Mendes, dono do blog Um Mundo Por Páginas.
Clique aqui e encontre o Ícaro no Skoob.

Você Também pode escrever para a coluna ''Espaço do Leitor''. Acesse a página ''Publique em nosso blog'' e envie seu texto! 

2 comentários:

  1. Eu adorei o artigo, de verdade.
    Sinceramente, eu penso da mesma maneira. Não vou dizer que sou uma devoradora de clássicos porque estaria mentindo, mas posso dizer que, sim, estou parando um pouco com as "modinhas da literatura". Porque é muito fácil dizer que AMA ler sem sequer ter tocado em livros da literatura clássica brasileira, por exemplo.
    Se eu já estava parando de ler os padrões impostos pelas prateleiras dos mais vendidos, esse seu artigo só me deixou ainda mais inspirada.
    Parabéns!
    E quanto a crítica, o melhor e fazer de conta que não viu :)

    Abraços

    Jéssica
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela compreensão, Jéssica. Fiquei me perguntando se alguém iria de fato entender o recado sem pensar algo mais agressivo da minha parte. :P

      Excluir