01 abril 2013

Cinemão: DUNA

Olá pessoal, hoje é minha primeira postagem na coluna Por Joathã e falarei sobre o filme  "DUNA" um clássico da ficção cientifica. Para quem não conhece, o filme foi baseado no romance do autor "Frank Herber" escrito em  1965, sendo considerado por muitos críticos como o senhor dos anéis da ficção cientifica.

Direção:David Lynch
Produção: Raffaella De Laurentiis
Produção executiva:Dino De Laurentiis
Roteiro:David Lynch
Ano: 1984

Sobre o filme: 


       Em 10.191 D.C a humanidade se espalhou pelo universo mas, politicamente regrediu para um regime feudal. A moeda do universo é a chamada especiaria, um produto com capacidade de aumentar a expectativa de vida e os poderes de presciência de alguns usuários. Neste universo cheio de intrigas e batalhas, no planeta Arrakis, único lugar onde a especiaria pode ser colhida, entram em conflito os interesses de diversas casas nobres pelo controle da produção da Especiaria Melange, logo controlando todo poder do Universo. O conflito principal que dirige a narrativa de Duna é o duelo político entre três famílias nobres: a Casa Imperial Corrino e outras duas Grandes Casas, a Casa Atreides e a Casa Harkonnen. 

          O Imperador Shaddam IV dos Corrino vê os Atreides como uma ameaça para o seu trono, devido ao carisma e popularidade do Duque Leto Atreides entre os demais nobres presentes na assembléia Landsraad, e devido ao duque e seus talentosos militares, Duncan Idaho, Gurney Halleck e o mentat Thufir Hawat.

          O Imperador decide que a Casa Atreides deve ser destruída, mas não pode correr o risco das demais Casas se unirem contra ele, caso ataque uma das Grandes Casas. Assim, Shaddam faz uso de uma rivalidade centenária entre a Casa Atreides e a Casa Harkonnen como uma forma de encobrir seu ataque, chamando para isto o brilhante e ambicioso Barão Vladimir Harkonnen numa tentativa de eliminar seu rival.

         Certamente uma das características mais marcantes do filme é sua ambientação tão diferente de uma Space Opera convencional. O universo de Duna é feudal, onde as casas nobres governam cada sistema estelar (os feudos). Não há robôs nem computadores. Toda tecnologia existente é analógica ou biológica. Assim há uma valorização da figura humana e da parte social e política. O jogo de intrigas e a reputação norteiam a tomada de decisões dos personagens.

        Os Fremen, nativos do planeta Arrakis, são fanáticos religiosos que vêem os gigantescos vermes de areia como deuses. A moeda do planeta é a água.

       Na parte militar há ainda outra particularidade: a invenção dos escudos de força pessoais fez com que todas as armas de longa distância (incluindo lasers) perdessem a efetividade. Por isso o combate em Duna é corpo-a-corpo, as únicas armas efetivas são facas e espadas. Isso exige que os exércitos sejam muito bem treinados.

       O filme, assim como o livro, recebeu vários prêmios inclusive foi indicado ao Oscar de Melhor Som, obteve também o Academy of Science Fiction, Fantasy e Horror Films  na Categoria de Melhor Figurino.  

Confira o Trailer:

 

Elenco:

Kyle MacLachlan....... Paul Atreides (Muad'Dib)
Francesca Annis.......Lady Jessica Atreides
Jürgen Prochnow.......Duque Leto Atreides
Kenneth McMillan.......Barão Vladimir Harkonnen
Sean Young............ Chani
Virginia Madsen.......Princesa Irulan Corrino
Sting.................Feyd-Rautha Harkonnen
Max von Sydow.......... Liet-Kynes
Alicia Witt............ Alia Atreides
Patrick Stewart........Gurney Halleck
Dean Stockwell.........Dr. Wellington Yueh
Brad Dourif............Piter De Vries
José Ferrer............Padishah Imperador Shaddam IV
Linda Hunt.............Shadout Mapes
Silvana Mangano........Reverenda Madre Ramallo
Ernesto Laguardia......Vítima do barão Harkonnen
David Lynch............Trabalhador na especiaria
Freddie Jones..........Thufir Hawat
Richard Jordan.........Duncan Idaho
Everett McGill.........Stilgar
Jack Nance.............Nefud
Siân Phillips..........Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam
Paul L. Smith..........Raban a besta
Danny Corkill..........Orlop
Honorato Magaloni......Otheym
Judd Omen..............Jamis
Molly Wryn.............Harah
Leonardo Cimino........Médico do Barão
Angélica Aragón........Irmã Bene Gesserit
Michael Bolton.........Não creditado
Miguel Cane............Pequeno garoto Fremen
Humberto Elizondo......Czigo
James Mathers..........Garoto Fremen
Ramón Menéndez.........Kinet
Ana Ofelia Murguía..... Empregada do palácio
Claudia Ramírez........Garota Fremen
Julieta Rosen.......... Empregada do palácio
Margarita Sanz......... Empregada de Lady Jessica
Jacqueline Voltaire....Bit Part

Curiosidades: 

Você sabia que a famosa banda de heavy metal Iron Maiden fez uma música inspirada no livro? intitulada To Tame a Land, a música pertence ao álbum Piece of Mind, lançado em 1983. 
Outra curiosidade é que a música era pra levar o nome do livro, porém Frank Herbert proibiu. Apesar disso, na Itália e no Canadá a música saiu com o nome de Dune.






Um comentário:

  1. Senhor dos anéis ficção cientifica, então o filme deve ser bom. Não sou muito ligada em ficção cientifica, prefiro um bom suspense. =)
    Achei o blog muito lindo! E sucesso com sua nova coluna.
    Beijos
    http://tanaminhaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir